Notícias
Monome, por Caleb Mascarenhas

Caleb Mascarenhas Caleb Mascarenhas
Minibio

Caleb Mascarenhas é músico multi-instrumentista, produtor musical e integrante do grupo Lavoura. Ministra a Oficina CCMIXTER, sobre produção musical, e Creative Commons em SESCs e Oficinas Culturais. A OficinaCCmixter foi vencedora do concurso de remix RECOMBINASOM da UFSCAR em 2008. É formado em Ciências Socias pela UNESP, e fez a Academia Java e Academia Web na Globalcode em 2009.

Casual Class - Robótica

Casual Class é uma forma diferenciada de levar novos conhecimentos e tendências para a comunidade Globalcode.

Tudo isso em um astral de confraternização, networking e profissionalismo, do jeito Globalcode!

29/07/2009

Monome, por Caleb Mascarenhas


Monome

1. O que é Monome ?

Monome é um hardware open source, criado nos EUA por Brian Crabtree and Kelli Cain. O modelo básico é o 40h que possui 64pads com leds em uma matriz 8x8. É muito difícil encontrar um Monome para vender. O modo mais facil é montar um ou encontrar alguém que monte. Apesar disso o esquema para montar o monome é bem simples. É um instrumento perfeito para músicos geeks.

2.Qual a relação de Monome e Java?

Em Java você pode desenvolver os aplicativos para o Monome. Existe um aplicativo chamado 7upLive, que é feito em Java para usar o Monome junto com o Live Ableton (um dos softs mais usados ao vivo e em produção hoje). Além disso você pode criar os seus próprios Patchs em Java para Puredata (com PDJ), Processing e Max MSP. Um dos meus objetivos agora é desenvolver aplicativos musicais para monome e mobile em Java.

3. Poderia nos contar como conheceu o Monome e Arduino?

O Arduino eu conheci em uma Oficina de Metarreciclagem no Sesc Paulista ministrada pela galera do estudiolivre em Janeiro de 2008. E o Monome foi pesquisando instrumentos musicais para música eletrônica, cheguei a ele após descobrir 3 outros instrumentos facinantes: o Lemur, o Tenori on e a Reactable. Com certeza entre estes o Monome é o mais acessível.

4. Poderia comentar um pouco sobre Circuity Bending na música?

O movimento do circuit bending na música hoje vem se destacando principalmente na transformação de brinquedos de criança em máquinas de fazer barulho. Muitas pessoas pegam os brinquedos quebrados dos filhos e fazem experimentos no circuito adicionando novos componentes (potenciômetros, botões etc..). No Brasil temos o Panetone, que é do Sul, e já esteve várias vezes em São Paulo com suas apresentações e oficinas musicais sobre circuit bending.

5. Como você visualiza Creative Commons no Brasil e na Música atualmente? Está difundido ou os músicos não estão se preocupando com isto?

O Brasil tem uma posição de destaque na questão política do CC. Temos um licença brasileira criada pelo grupo de Recife RE:COMBO. Com esta licença você pode permitir que outros artistas utilizem sua obra desde que faça uma transformação significativa. Acredito que o CC no Brasil tem avançado bastante e hoje você pode encontrar muitos artistas brasileiros atuantes em sites como CCMixter e OverMixter, liberando seus arquivos para remix sob as diversas licenças CC. Vale o destaque para o site overmundo que vem trabalhando bastante com a questão do Creative Commons no Brasil.

6. Sabemos que você já esteve em turnês na Europa, e lança o disco de seu grupo com selo internacional. Como é a adoção de Hardware Open Source, Software Open Source e Creative Commons na Europa?

Sobre a questão do Creative Commons acredito que vem crescendo muito, e cada vez mais artistas vem aderindo a estes tipos de licença principalmente na música eletrônica, pois é grande o interesse de que outros artistas utilizem de sua música tanto para remix como para criação de novas faixas. Além disso hoje vem se criando uma cultura de concursos de Remix em todo mundo, sendo que estas são grande oportunidades para artistas brasileiros se destacarem internacionalmente. Já os softwares e hardwares open source têm sido muito utilizados dentro do contexto da arte contemporânea em instalações e performances.

Links e sugestões para quem quer saber mais sobre Monome e Música: