Notícias
JSF 2.0

Vinícius Rodrigues Nunes Vinícius Rodrigues Nunes
Minibio

Pós-graduado em Engenharia de Software Orientada a Objetos (PUC-PR), bacharel em Ciências da Computação (UFSC) e técnico em Processamento de Dados (ETT-Joinville).

Atua em desenvolvimento de aplicações web com Java desde 1999. Professor do Departamento de Ciências da Computação por 4 anos (UDESC-Joinville) e instrutor de Java há 3 anos (VOffice).


Vinícius Nunes no Globalcoders Vinícius Nunes no Twitter
Certificações

SCJA, SCJP 1.4 e 6.0, SCWCD 1.4


Logo Academia Web

A carreira Academia Web é direcionada aos profissionais que já atuam com a plataforma Java, tais como programadores, arquitetos, analistas e gerentes técnicos, que desejam conhecer e trabalhar com os recursos web da plataforma Java Enterprise Edition (J2EE/Java EE), utilizando servlets e JavaServer Pages (JSP), Struts, JavaServer Faces (JSF), Hibernate e geração de relatórios com JasperReports.


Logo Core Web

Treinamento é especializado no desenvolvimento de aplicações Web usando tecnologia Java, especialmente JavaServer Faces (JSF).


Logo VOffice

A V.Office é a Unidade Globalcode em Florianópolis, oferecendo os cursos Globalcode na região.

27/05/2009

JSF 2.0

1. Desde quando você está usando JSF?

Desenvolvo aplicações web usando JSF desde 2007.

2. Quais ferramentas e frameworks você utiliza? (RichFaces, Facelets... )

Meus primeiros 2 projetos usaram JSF 1.1 e Apache MyFaces. Em seguida adotei as melhorias do JSF 1.2 nos projetos e conheci o Richfaces. Esta dupla atende bem as necessidades de apresentação dos projetos que tenho desenvolvido.

3. Como você está sentindo a adoção de JSF em Florianópolis e região?

Madura. Florianópolis tem muitos desenvolvedores que aprenderam as boas práticas de desenvolvimento corporativo em Java usando Apache Struts. Ali reconheceram como o JEE Blue Prints poderia ser usado na prática. Quem já adotou JSF o fez naturalmente, como opção evolutiva às propostas do Struts.

Quem ainda não adotou não teve oportunidade, ou porque não teve tempo de estudar e compreender o JSF ou porque seus projetos estão em produção e rodando bem. Sabemos que em cenários como esses é mais complicado justificar uma evolução tecnológica do produto. Algo positivo no mercado daqui também é o fato de que os frameworks de apresentação marginais costumam ser avaliados. Em outras palavras, a adoção do JSF não é feita com o único argumento de que é uma especificação da JCP mas porque possui características que se sobressaem se comparado com as demais alternativas.

Muitas que em um primeiro momento aparentam inclusive ser mais fáceis.

4. Quais foram as principais novidades de JSF 2?

A versão 2 do JSF lembra muito a versão 2 do JSP. Vem pra consolidar os conceitos da primeira versão e tornar o desenvolvimento ainda mais produtivo, fácil e padronizado. As principais novidades estão bem de acordo com esta proposta: componentes visuais mais fáceis de desenvolver, suporte a AJAX, melhor compatibilidade entre bibliotecas de componentes, configuração minimizada e linguagem de descrição de páginas (PDL/VDL).

5. Qual recurso você mais gostou?

A nova proposta para criação de componentes visuais lembra muito o surgimento de Tag Files no JSP 2.0. E por isso é meu recurso favorito. Por mais que as bibliotecas tragam em suas novas versões novos componentes e melhorias significativas nos já disponibilizados, é comum a necessidade de combinarmos alguns destes para criarmos solução interativas em nossas aplicações. E isso ficou muito mais fácil de fazer agora! Logo depois destaco a padronização do local em que os recursos usados pelas páginas e pelos componentes devem ser colocados (META-INF/resources) pois traz muitas facilidades interessantes.

6. Quais blogs, portais e foruns você recomenda para quem quer ficar atualizado?

Gosto de acompanhar estes 3:

7. Na sua opinião, quais são as alternativas para quem quer desenvolver aplicações Web/HTML com Java e não quer utilizar JSF?

Esta pergunta não é simples de responder por um detalhe importante: JSF integra com várias tecnologias e não renderiza apenas HTML. A resposta depende da necessidade técnica identificada pelo arquiteto da aplicação. Em aplicações que a equipe tem conhecimento de HTML/Javascript/AJAX suficiente para criar seus próprios componentes interativos e possui um designer gráfico disponível para trabalhar a apresentação, o uso de Struts 1 pode ser mais efetivo que o do JSF. Em aplicações muito focadas em listagens e impressão, o uso direto da API de Servlets e de JSP casada a uma arquitetura fundamentada em padrões de projeto EE também pode ser uma opcão mais produtiva do que adotar JSF ou Struts. Na maioria das soluções, no entanto, JSF consegue apresentar um bom conjunto de características favoráveis. Ampla comunidade de usuários, farta lista de referências para aprendizado e boas opções de bibliotecas de componentes livres e pagas são apenas 3 delas.

8. Dicas finais

Vale a pena reconhecer as boas práticas amadurecidas no JSF, lendo artigos sobre esta especificação, baixando a implementação de referência e implementando suas próprias provas de conceitos, pessoais mesmo.

Vale a pena porque é uma solução criada pelo mercado e para o mercado: os principais recursos disponibilizados na versão 2 foram identificados em uma votação que toda a comunidade teve oportunidade de participar. E logo que ficar claro que a proposta é bacana, vale a pena continuar acompanhando a situação da especificação 314 e fazendo comentários para que ela seja ainda melhor!

Alguns pontos de partida: