Scala é uma linguagem de programação relativamente nova. Mesmo assim, nos últimos anos, conquistou empresas gigantes como o Twitter e o Foursquare. Uma das primeiras diferenças entre Scala e uma linguagem como Java, é que Scala também suporta o paradigma funcional. Isso por si só abre muitas possibilidades.
Apesar de muito produtiva, assim como qualquer outra linguagem, é necessário entender como Scala funciona para podermos realmente aproveitar seus recursos. O que é um Option e quando usar, por exemplo?
Neste curso vamos ver todos os recursos essenciais para o dia-a-dia de um programador Scala, desde conceitos básicos de sintaxe, passando por programação funcional e diversas das APIs mais importantes, como a própria Option, Try e Collections entre outras. Vamos ver também os recursos necessários para aproveitar melhor os frameworks mencionados e, em seguida, aprender a utilizar os próprios frameworks.
O que era bom, ficou ainda melhor! Agora o Core Scala conta também com o Hands-on de 8 horas sobre Big Data com Apache Spark, uma plataforma para o desenvolvimento de aplicações em Big Data, escrita em Scala e que vem ganhando mercado devido a sua grande flexibilidade e ótimo desempenho. Suporta aplicações para análise de dados estruturados, não estruturados, streaming, aprendizagem de máquina e processamento de grafos.
Neste curso, o aluno será apresentado aos conceitos fundamentais de Big Data e aprenderá como utilizar a plataforma Apache Spark para o desenvolvimento de aplicações.
![]() | » Curta o Core Scala no Facebook |
No mundo Scala, um framework que chama muito a atenção é o Akka. Ele abstrai conceitos complexos como tratamento de locking em programação concorrente e permite, no mesmo modelo conceitual, o desenvolvimento de aplicações concorrentes e distribuídas. Por tráz disso está o já antigo - e poderoso - modelo de atores. Mas para usá-lo, é preciso mudar um pouco a forma de pensar e desenhar nossas aplicações.
O Play Framework! também é outro destaque no mundo Scala. Ele começou como um framework Java, com suporte a Scala. Mas reconhecendo o poder e produtividade da linguagem Scala, a versão 2 do framework foi totalmente re-escrita em Scala. Agora, o Play Framework! 2 é um framework Scala, com suporte a Java. Uma das principais características desse framework é que ele foca no desenvolvimento de um ""server-side stateless"". Isso facilita em muito a escalabilidade das aplicações desenvolvidas com ele.
Antes de se matricular, você pode conferir este vídeo-tutorial feito pelo Paulo Siqueira e instalar a Plataforma Scala e o SBT no Linux.
Links para assistir no Youtube: Instalando Scala | Instalando SBT
Aqui na Globalcode, distância e tempo não são mais desculpas para fazer o seu curso, pois temos treinamentos híbridos onde você poderá optar por estudar na modalidade Presencial ou Online com aulas ao vivo e podendo interagir com o instrutor em tempo real. Caso perca alguma aula, você poderá assistir à reprise quando quiser!
Veja no quadro de próximas turmas acima.
Conhecer a linguagem Java
Noções básicas de desenvolvimento de aplicações web