Notícias
O que mudou na AE?

Kleber Xavier Kleber Xavier
Minibio

Formado em Engenharia Mecatrônica e mestre em Ciência da Computação pela USP, atua com desenvolvimento de softwares há mais de 11 anos e acumula 4000 horas/aula.

A vivência profissional inclui, dentre outras, experiências internacionais em Cingapura e Equador, desenvolvendo softwares críticos para plataformas de petróleo.

Certificações

SCEA – 1ª fase, SCBCD, SCWCD, SCJP

Logo Academia Enterprise

A Academia Enterprise prepara os desenvolvedores para a utilização do Java EE, apresentando conceitos usados em aplicações corporativas sofisticadas.


Logo Open4Education

O minicurso gratuito Introdução a Enterprise Java Beans é uma excelente forma de aprender um pouco sobre EJBs, para que servem, quais os tipos, exemplos. Participe!

09/03/2009

Nova Academia Enterprise 2009

1. Quais foram as mudanças mais significativas da Academia Enterprise 2009?

A principal mudança foi o aumento do foco em EJB3 e JPA. Com isso foram unidos os módulos de EJB 2.x e EJB 3 em um único módulo e foi criado um módulo separado para JPA. Também foi atualizada a parte do curso dedicada a certificação SCBCD para englobar a última versão da certificação, que cobre EJB3 e JPA.

2. O que motivou você e os outros instrutores que ministram a realizarem estas mudanças?

Quando a Academia Enterprise original foi lançada, em 2006, a especificação de EJB3 ainda não havia atingido sua versão final. Por isso, a Academia tinha um foco grande em EJB2.x e o módulo de EJB3 concentrou-se em explicar as principais novidades e diferenças em relação a versão anterior. Era mais um módulo de migração de EJB2.x para EJB3 do que um módulo independente de EJB3. Hoje a especificação de EJB3 já está madura o suficiente e a própria adoção da tecnologia pelo mercado justifica uma atualização do material. Além disso, a certificação SCBCD para EJB 2 não mais parte do catálogo da Sun desde o ano passado, o que gerou uma atualização do material para a nova versão (SCBCD 5)

3. Como são os laboratórios da Academia Enterprise?

Os laboratórios da Academia Enterprise são focados em reforçar os conceitos teóricos vistos em aula. Na estrutura das aulas são apresentados conceitos e na sequência temos laboratório onde os alunos podem comprová-los e entendê-los na prática. Por exemplo, no módulo de JMS surge a dúvida: o servidor de mensagens mantém as mensagens na fila se ele cair? No próprio laboratório é pedido para os alunos fazerem o teste e responder a pergunta. Temos também laboratórios onde montamos um aplicativo de chat simples a partir de diversas tecnologias diferentes e vamos incrementando as funcionalidade.

4. Tem várias pessoas que já trabalham com Java a certo tempo e sentem-se inseguras para realizar a Academia Enterprise, qual é o perfil ideal para melhor aproveitamento neste curso ?

É importante observar os pré-requisitos que são apresentados no site da Globalcode. Eles não são muito exigentes, mas devem ser observados. No fundo é essencial conhecer e ter alguma familiaridade com a linguagem Java. Para alunos que frequentaram a Academia Java por exemplo, todo o conhecimento necessário já foi abordado. O curso só não será bem aproveitado por alunos que nunca programaram em Java. Mesmo estes alunos terão algum aproveitamento pois são apresentados diversos conceitos de arquitetura e tecnologias, como serviços de mensagens, serviços de diretórios (LDAP) e Web Services, que não são exclusivos de Java, mas a assimilação fica bem prejudicada pela dificuldade na execução dos laboratórios.

5. Com a redução de carga-horária os tópicos serão ministrados mais rapidamente ou superficialmente?

Não. A maior parte do conteúdo que foi removido na nova versão diz respeito a módulos que eram mais workshops práticos do que apresentação de conceitos teóricos. Outros tópicos cortados se referem a detalhes de EJB2.x que não são mais tão importantes para EJB3. Além disso, com o avanço do suporte das IDEs para EJB, vários dos laboratórios ficaram mais simples, tomando menos tempo para executar a mesma funcionalidade. Na verdade existem até alguns tópicos que não eram abordados anteriormente e agora são.

6. A Academia Enterprise prepara para alguma certificação?

Sim. Ela é preparatória para a certificação SCBCD 5, que cobre EJB3 e JPA.